“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”
1 Coríntios 15.58


"Alcançar crianças! É prioridade?"

"...E como ouviram se não há quem pregue? Romanos 10:14b


*Seja um seguidor de Avante com Jesus*

Versículo Diário

Direcionada por Deus


Este Blog existe porque fui direcionada por Deus para cria-lo, toda honra e Glória seja dada somente ao nosso Senhor Jesus Cristo, tudo que sou, que tenho e que faço é com a permissão de Deus e é Ele que me capacita. Aqui estão materiais que encontro na internet, fontes de pesquisas para ajudar quem trabalha com crianças na igreja, professores de EBD, matérias sobre família e reflexóes. Temos vários blogs e sites abençoadíssimos que estão linkados aqui, que possuem materiais preciosos. Que Deus te abençoe grandemente e fiquem na paz queridos!

"Nenhum lugar o fará sentir deslocado quando se está no lugar em que Deus deseja".

// John C Maxwell //

SELINHOS AVANTE COM JESUS



Selinho Troféu Avante com Jesus

Presentinho para amigos

Link-Me





Dedico este selinho a todos os amigos blogueiros que de alguma forma estão colaborando para que o evangelho do nosso maravilhoso Senhor Jesus Cristo possa avançar através de seus blogs e sites. Abraços a todos e fiquem na paz!




Selinho 2011 Avançando com Jesus

Link-Me







O Avante com Jesus deseja um 2010 cheio de bençãos na presença do nosso maravilhoso Deus. Ofereço este selinho a todos os amigos que em 2010 estiveram comigo e continuarão em 2011 para que juntinhos avancemos na presença do Senhor fazendo sua obra e levando sua palavra.

"Naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã."
(Josué 5.12)

Que este ano você experimente a fartura de todas as bênçãos
que Deus tem preparado para sua vida.Alimente-se das
maravilhas do Senhor e seus dias serão plenos de vitórias.



26 de março de 2010


O verdadeiro significado da Páscoa

O que é páscoa?

Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunião com a família e amigos, ovos de páscoa... Mas qual será o verdadeiro sentido da Páscoa? No nosso Especial você vai descobrir muitas coisas interessantes sobre a Páscoa.

O verdadeiro sentido da páscoa

Muitos cristãos não sabem qual é o verdadeiro sentido da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos muitos ovos de chocolate. Os costumes e as tradições que são ensinados de geração em geração nos impedem, muitas vezes, de conhecer o verdadeiro sentido da Páscoa. As propagandas na televisão, os cartazes, as brincadeiras de procurar ovinhos de chocolate que o coelhinho escondeu, tudo isso nos faz esquecer o verdadeiro sentido da Páscoa.

Como tudo começou?

Para a gente entender melhor como começou a Páscoa, precisamos voltar um tempo na história – precisamente 1.500 anos antes de Jesus Cristo nascer. Nesta época os judeus eram escravos no Egito. Lá eles trabalhavam duro, e foram maltratados por 430 anos. Deus, então, enviou Moisés para livrar o seu povo da escravidão, para que pudessem conhecê-lo e adorá-lo. Mas Faraó, o Rei do Egito, não queria libertar o povo de Deus. O Senhor, então enviou, dez sinais do seu poder para que Faraó libertasse o seu povo:
1- Fez o rio Nilo se transformar em sangue. Todos os peixes morreram e o cheiro ficou terrível. Eca!
2-Rãs invadiram as casas dos egípcios. (Que nojo)
3- Os egípcios e os animais ficaram cobertos de piolhos. (Coceira sem fim)
4
Deus mandou milhões de moscas para todo o Egito. (Credo!)

5 Os animais morreram.
6
Feridas cheias de pus cobriam a pele dos homens e dos animais. (Argh!)

7
Uma forte chuva de pedras acabou com tudo que estava no campo, incluindo as pessoas e os animais.

8 Uma nuvem de gafanhotos comeu todas as plantas e frutos que sobraram depois da chuva de pedras.
9
Durante três dias houve uma grande escuridão, e somente os egípcios ficaram no escuro.
Mas mesmo assim, o coração de Faraó ficou tão duro que não deixava o povo ir. Então Deus disse que mandaria o último sinal: 10 Deus mandou que cada família do povo de Israel matasse um cordeiro macho, sem defeitos, e passasse o sangue desse cordeiro nos umbrais da porta de sua casa, quando Deus visse o sangue, ninguém morreria ali, mas nas portas dos egípcios não havia o sangue. Então o anjo da morte levaria o primogênito (filho mais velho) de cada família egípcia, desde o filho do Faraó até o filho do servo mais humilde, e também todo primogênito dos animais (Ex 12.7). Depois deste sinal, o povo de Israel foi liberto da escravidão. Por causa desse grande livramento a Páscoa passou a ser comemorada como a noite que Deus poupou Israel, salvando suas crianças e libertando a todos. (Essa história toda está em Êxodo a partir do capítulo 7 ao 12)

Por que comemoramos a páscoa hoje?

A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! Jesus veio aqui na Terra e nos ensinou a amar, a viver, a pensar, a servir... Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer. Ele foi humilhado, maltratado e morreu como um cordeiro. Depois ele ressuscitou no terceiro dia, e hoje ele vive! Deus enviou seu filho unigênito (único), sem defeitos. Jesus é como aquele cordeiro da Páscoa dos hebreus. Todos os que aceitam seu sacrifício são libertos da escravidão do pecado e da morte, assim como os Hebreus foram libertos pelo sangue dos cordeiros passado nas portas.

Jesus e o cordeiro da páscoa.

Vamos ver agora comparações que mostram que o que Jesus fez por todos nós foi como o que Deus fez para os judeus através daquele cordeiro morto na Páscoa:


1.
Deus pediu para os homens que separassem um cordeiro para ser sacrificado, ou seja, morto. Da mesma forma, Jesus é o cordeiro de Deus (João 1.29). Ele é a nossa Páscoa (1 Coríntios 5.7).


2.
Em Êxodo 12.5 diz que o cordeiro tinha que ser sem defeito, lembra-se? Pois é, Jesus cumpriu esta exigência (1 Pedro 1.18 e 19)


3.
O cordeiro da Páscoa tinha que ser escolhido e separado dos outros cordeiros quatro dias antes da Páscoa (Êxodo 12.3-6). Jesus Cristo chegou em Jerusalém quatro dias antes da comemoração da Páscoa e morreu no mesmo dia do sacrifico do cordeiro (Referencia).


4. O cordeiro precisava ser imolado por toda a população (Êx 12.6). Jesus Cristo também foi sacrificado pelos líderes civis e religiosos de Israel e de Roma, e pela vontade de todo o povo que estava reunido lá (Referencia).

5.
Nenhum osso do cordeiro poderia ser quebrado (Êxodo 12.46). Em João 19.33 e 36 fala que quando Jesus já estava morto na cruz ninguém quebrou nenhum osso dele, pois era costume quebrar os ossos de quem havia morrido na cruz.


6.
Em Hebraico, Páscoa quer dizer passagem. Para o povo de Israel foi a passagem da escravidão para a liberdade; para nós, Páscoa é a celebração que marca a passagem da morte para a vida.


7. Jesus se ofereceu para ser sacrificado. Ele não foi tomado de surpresa. Ele escolheu morrer por nós. Quando João Batista – um profeta de Deus – viu Jesus pela primeira vez, disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo! Então, como ficam os ovos de chocolate e os coelhinhos nesta história?

Os ovos de páscoa


Bem, há muito tempo o ovo era considerado símbolo de vida. Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. Uma bela obra de arte!
Os primeiros cristãos a usar os ovos coloridos foram os Mesopotâmios, para comemorar a alegria da ressurreição. Para as antigas civilizações Maia e Asteca, o chocolate era considerado sagrado. Ele tinha tanto valor, que os Astecas usavam o chocolate como moeda. Antigamente, o chocolate era servido apenas como bebida. As pessoas se sentiam muito bem com ela, porque as deixava com mais força e energia. Era uma bebida sofisticada servida apenas para os governantes e os soldados. Os bombons e os ovos de Páscoa foram criados no século XX.

Os coelhinhos


Existem algumas lendas que explicam como o coelho passou a ser símbolo da páscoa, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes.


Os símbolos da páscoa para os cristãos

O cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor da humanidade.
O pão e o vinho, simbolizando o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos. Ervas amargas, representam a escravidão. Serviam para lembrar o povo judeu como era ruim a escravidão no Egito, e hoje nos lembram como é ruim a nossa vida como escravos do pecado. Algumas ervas amargas: o almeirão, rúcula, alface romana, hortelã, chicória e agrião.

Trabalhinhos e lembrançinhas para páscoa









Fonte:http://www.escoladominical.net/
Fonte:http://sandramac2007.multiply.com

AS DUAS PÁSCOAS




"Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós." ( 1 Co 5:7b)
(O versículo que está impresso no verso da cesta, deverá ser ensinado no final da lição).


VISUAIS: Prepare cada um dos ovos, dando um bonito lacinho para fazer as embalagens de cada
um. Arrume-os dentro da cesta, conforme o esquema, na seguinte ordem: rosa, verde, amarelo, laranha, vermelho, azul.



Será bom ter uma mesa, mesmo pequena, à sua frente, na hora da apresentação. Se não for possível, você precisará de um ajudante para segurar os visuais.

Na hora da apresentação a lição, o professor vai segurar a cesta durante a apresentação. Ao mencionar o primeiro ovo, deve retirá-lo da cesta, colocando está com cuidado sobre a mesa ( ou entregando-o ao seu auxiliar). Desamarre a fita, colocando o saquinho e a fita sobre a mesa, à esquerda da cesta. Depois de falar sobre o primeiro ovo, coloque-o sobre a mesa, à esquerda da cesta. Pegue a cesta, retire dela o segundo ovo e repita o procedimento da apresentação do primeiro.

Na conclusão da lição, prenda todos os seis ovos no flanelógrafo, de modo que as figuras dos lados apareçam. Depois vire um a um, ficando no final com todas as figuras dos lados b vísivel. Se preferir, peça a seis crianças que segurem as figuras, orientando-as a virar no momento apropriado.


LIÇÃO:

INTRODUÇÃO:

(Mostre a cesta com os ovos). Olhem! O que será isto? Parecem presentes numa cesta! São coloridos e amarrados com lacinhos. Espere aí! Parecem ovos! (Examine os ovos sem retirá-los da cesta). Quero-lhes contar uma coisa: estes ovos vão ensinar sobre as duas Páscoas. Vocês sabiam que existem duas Páscoas? É isso mesmo! Algumas pessoas comemoram uma Páscoa enquanto outros comemoram outra.
Mas existe uma diferença entre as duas Páscoa: uma é falsa e só serve para o divertimento; a outra verdadeira e tem um real significado. Essses ovos vão ensinar sobre isso:


O ANIMAL DA PÁSCOA:



( Abra o primeiro ovo - de embalagem rosa - e mostre o lado a). Vejam só o que temos no primeiro ovo. Que animal é este? É um coelho. Quando pensamos em Páscoa lembramos logo de coelho da Páscoa, todos os cartões de Páscoa e os comerciais de TV só falam nele. Para muitas pessoas, este animal é o símbolo da Páscoa e muitos se divertem, vestindo-se de coelhos e presenteando com coelhinhos.




(Mostre o lado b). Porém, do outro lado, vemos outro lado do cartaz outro animal. É um cordeiro! Este cordeiro nos lembra a primeira Páscoa. Você sabe quando foi a primeira Páscoa foi comemorada? Foi lá na terra do Egito, muito anos atrás. O povo de Israel era escravo dos egípcios. Deus havia mandado 9 pragas sobre o Egito para convencer o Faraó a libertar os israelitas. Deus, então, avisou a décima praga: o filho mais velho de cada família seria morto naquela noite. Deus mandou que cada família do povo de Israel matasse um cordeiro e passasse sangue do cordeiro na porta, o primogênito sobreviveu. Naquela noite, o povo de Israel foi libertado da escravidão.

O cordeiro é o símbolo desta Páscoa. Aquele Cordeiro que foi morto, para que seu sangue fosse passado na porta livrasse o primogênito daquela casa, era um símbolo de Jesus, que viria ao mundo para morrer por nós. João Batista disse a respeito de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". ( Jo 1:29)


O ALIMENTO DA PÁSCOA:



(Abra o segundo ovo e mostre o lado a). Um ovo de chocolate! Quando chega a Páscoa, as lojas ficam cheias de ovos de chocolates, todos compram, comem e presenteiam ovos. E se alguém não ganha um bem grande, logo reclama, dizendo que a Páscoa não está legal! A maioria das pessoas come chocolate para comemorar a Páscoa.

(Mostre o lado b). Vamos ver o outro lado deste segundo ovo. Pão e vinho? Vocês sabem o que isto tem a ver com a Páscoa?

Quando Jesus estava aqui na terra se reuniu com Seus amigos para comemorar Sua última Páscoa. Jesus sabia que logo seria crucificado, condenado e crucificado. Ele comeu pão, tomou vinho e explicou aos Seus discípulos que aquele pão significava Seu corpo que seria morto; o vinho simbolizava seu Sangue que seria derramado por nós. Naquele dia, Jesus pediu que Seus discípulos lembrassem dEle e de Seu sacrifício, comendo o pão e bebendo o vinho. Na Páscoa (aponte o visual), as pessoas participam da Ceia do Senhor em suas igrejas, comendo o pão e bebendo o vinho para lembrar do sacrifício de Jesus.

(Mostre novamente o lado a e depois o lado b). O alimento-símbolo da Páscoa comercial é o chocolate. Na Páscoa bíblica vemos dois alimentos o pão e o vinho, que simbolizam o sacrifício de Jesus Cristo em nosso lugar.


A ATIVIDADE DA PÁSCOA:

(Abra o terceiro ovo e mostre o lado a). Este ovo trás a figura de alguém descansando. O que você gosta de fazer na Páscoa, qual a atividade que prefere? Muita gente aproveita os feriados para dormir até tarde e descansar bastante. Na verdade, preferem não fazer nada! Outros, aproveitam para sair e se divertir. Trabalho? Nem pensar!



E a outra Páscoa? (mostre o lado b). Ah! Esta figura nos lembra que Jesus não descansou na Sua última Páscoa. Naquela noite, Ele ficou orando porque sabia o que iria acontecer em seguida. Ele seria levado a cruz e morreria pelos nossos pecados. Você sabe o que é pecado? Pecado é tudo o que fazemos, dizemos ou pensamos que não agrada a Deus, como pór exemplo: mentira, roubo, colar na escola, etc. Estas coisas são pecados e a Bíblia, a Palavra de Deus, nos diz em Romanos 3:23 "todos pecaram e carecem da Glória de Deus", isto é, estão separados de Deus. Isto inclui você e eu. Jesus não descansou naquela noite, pois tinha algo importante para fazer. Ficou orando, preparando-se para completar a obra realizar: morrer por nosso pecados.

(Mostre novamente o lado a e depois o lado b). Hoje a Páscoa para muitos é tempo de descansar, de não fazer nada. Porém, na Bíblia lemos que, para Jesus, foi a ocasião de realizar uma importante missão: dar a Sua vida para nos salvar. Jesus orou para estar preparado. Nós também podemos orar agradecendo pelo que Ele fez por nós.


O SENTIMENTO DA PÁSCOA:


Vamos agora ao quarto ovo. (Abra-o e mostre o lado a). Aqui diz: " Feliz Páscoa!" Na Páscoa muitas pessoas telefonam ou mandam cartões desejando Feliz Páscoa para alguém. Mas, muita gente só faz isso por tradição e divertimento. Talvez nem saiba o que realmente significa desejar Feliz Páscoa. Talvez nem deseje que a outra pessoa seja feliz. Talvez ela não seja feliz.


(Mostre o lado b). De outro lado, temos algo que nos lembra que a última Páscoa de Jesus não foi feliz. Naquela noite em que estava orando, Jesus, o perfeito Filho de Deus, foi preso e levado para ser julgado. O povo não acreditava que Ele era o Filho de Deus que veio para nos libertar do nossos pecados. Eles bateram em Jesus e colocaram sobre Sua cabeça uma coroa de espinhos. Jesus suportou o sofrimento até a cruz porque Ele ama a você e a mim. Ele, não tinha pecado, recebeu o castigo que o nossos pecados mereciam. Hoje, por causa do que Jesus fez, nós podemos ser realmente felizes e desejar uma Feliz Páscoa!

(Mostre novamente o lado a e o lado b). A Páscoa comercial se comemora com um Feliz Páscoa. Mas só Jesus pode nos fazer felizes de verdade, porque um dia Ele suportou a triste cruz por nós.


O PRESENTE DA PÁSCOA:



(Abra o quinto ovo e mostre o lado a). Já estamos no quinto ovo, e aqui temos um presente! Durante a Páscoa muitos esperam receber alguma coisa das pessoas que amam: um bombom, uma caixa de chocolates, um cartão, um presente,... E quando não ganham nada ficam tristes! Você já se sentiu assim? Já fico triste por que não recebeu aquele presente que você queria ou aquele enorme ovo de chocolate?




(Mostre o lado b). Porém, este outro lado nos mostra que Jesus não quis receber nada em Sua última Páscoa. Pelo contrário, Ele deu a Sua vida para que nós fossemos perdoados e ganhássemos Vida Eterna. A Bíblia diz em João 3:16 que "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito para que todo que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna." Deus ama você. Ele quer te dar o presente da Salvação! Jesus é o Cordeiro de Deus que veio para nos libertar do pecado.

(Mostre novamente o lado a e o lado b). A Páscoa comercial nos mostra como é bom receber. A Páscoa bíblica nos mostra que um dia Deus deu Seu Filho, e hoje Ele que dar-lhe o presente da Vida Eterna.



O VAZIO DA PÁSCOA



(Abra o sexto ovo e mostre o lado a). O nosso sexto e último ovo mostra ... uma criança! Mas ela não parece contente! Muitas vezes quando chega o domingo de Páscoa, todos já comeram tanto chocolate que estão enjoados; alguns estão até mais gordinhos mas, mesmo assim continuam vazios e tristes. Você já se sentiu assim depois de uma festa? Vazio e triste? Se você se senti assim é porque sua alegria é passageira e só dura enquanto você está se divertindo. Isto acontece por causa do pecado que nos afasta de Deus, o Único que pode nos dar a verdadeira alegria. Muitas pessoas sentem um tipo de vazio depois da Páscoa.




(Mostre o lado b). Esta figura nos lembra que, no terceiro dia depois que Jesus morreu, no domingo de Páscoa, algumas mulheres foram visitar Seu túmulo. Mas, quando chegaram lá, não encontram Jesus; o túmulo estava vazio. Então, um anjo apareceu diante delas e disse: "Ele não está aqui; ressuscitou, como havia dito". Mateus 28:6

Naquele momento, toda a tristeza daquela Páscoa se tornou alegria.

Hoje, Jesus está vivo e só Ele pode nos levar a Deus e perdoar os nosso pecados.
Você que ainda não tem Jesus em seu coração e muitas vezes tem se sentido como esta criança, vazio e triste (mostre o lado a), quer pedir a Ele que perdoe as coisas erradas que você tem feito e que venha habitar no seu coração, fazendo de você uma criança nova? Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei". (Ap 3:20) Jesus quer entrar em sua vida e ser seu Salvador e seu melhor amigo. Você quer convidá-lO a entrar? Jesus pode preencher o vazio de Seu coração e lhe dar a verdadeira alegria! ( Professor, convide as crianças que querem receber a Cristo a repetirem uma oração de confissão de pecado e de convite para que Jesus venha habitar em seus corações. Se preferir, peça que as crianças interessadas se manisfestem, e conversem com elas separadamente do grupo, levando-as a orar e depois fazer o aconselhamento.

CONCLUSÃO:

(Mostrar os seis lados dos ovos a. Você pode prendê-los em um flanelógrafo ou pedir que seis crianças venham à frente e segurem os visuais). Esta é uma das Páscoas. A Páscoa comum, comercial, que a maioria das pessoas conhece e que vemos em toda parte e até na TV. (aponte para cada visual enquanto você fala) : (1) É a Páscoa que apresenta coelhinhos de todo tipo. (2) É a Páscoa que diz que você precisa comer muito chocolate. (3) É a Páscoa que sugere que você não faça nada, descanse e aproveite os feriados. (4) É a época de desejar centena de vezes FELIZ PÁSCOA. (5) Nesta época de Páscoa comercial criou-se um costume novo, fazendo as crianças desejarem ganhar presentes nesta época, como no Natal. (6) Porém, no final, ela deixa uma sensação de vazio. Acabou!


A Páscoa que a Bíblia apresenta é bem diferente (vire cada ovo à medida que fala dele.) (1) A Bíblia conta como o cordeiro foi morto no Egito e seu sangue na porta salvou o primogênito de cada lar hebreu; e como Jesus, o Cordeiro de Deus, é quem pode nos salvar. (2) A Bíblia conta que Jesus comemorou a Sua última Páscoa com os discípulos, explicando-lhes que ia morrer e derramar Seu sangue para salvar a muitos; e disse-lhes que o pão e vinho seriam recordações de Seu sacrifício perfeito. (3) Também lemos na Bíblia que Jesus não descansou, mas realizou a obra mais difícil de todas: entregar a Sua vida por nós. Para se preparar Ele passou a noite acordado, orando. Nós podemos orar nesta Páscoa, e sempre, agradecendo o que Ele fez por nós. (4) Jesus não passou uma noite muito feliz. A Bíblia diz que Ele orou em agonia e depois foi maltratado e sofreu muito, por amor a nós. Ele foi crucificado no meu e no seu lugar. Só quem tem Jesus pode ter uma feliz Páscoa. (5) O maior presente que Deus nos deu foi Seu filho, que morreu por nós. E a Bíblia diz que todos que recebem Jesus ganham o presente da Vida Eterna. (6) Jesus pode nos salvar porque Ele não ficou morto. Seu túmulo ficou vazio; Ele ressuscitou.
Você já recebeu o presente da Vida Eterna? Então, agora pode contar para os outros sobre a verdadeira Páscoa, a Páscoa bíblica, a Páscoa que apresenta Jesus.


5 comentários:

  1. Parabéns amada, lindo seu trabalho, muito mais que ver aqui no blog o que vc faz, é sentir que há muito amor em td.
    Meu espírito se alegra cada vez que a visito, que grande benção é vc.
    "É TU UMA BENÇÃO."
    Paz.

    ResponderExcluir
  2. amei esse site....obrigada por compartilhar

    Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. amada gostei muito de seu blog,verdadeiramente é inspirado por Deus ,pois muito me ajudou e ajuda,estou começando agora a cuidar de crianças nem sabia que tinha este dom ,jamais pensei nisto ,mas a necessidade de minha igreja me levou a procurar cursos e pedir a direção de nosso Deus ,pois estou muito feliz em poder cuidar dessas ovelhinhas tão amadas e sábias...se puder me dar dicas sobre este ministério ,agradeço pois confesso muitas vezes fico apreensiva ,mas confio no Senhor ,Ele é meu refúgio e fortaleza,e seu blog é abençoado .Deus continue abençoando sua vida ,hj e sempre !mirtes

    ResponderExcluir
  4. Tia Sheila... Graça e Paz! Obrigado por estar seguindo meu blog! Estou passando para agradecer, conhecer e lhe parabenizar por este blog abençoado! Gostei muito dessa postagem!

    ResponderExcluir
  5. muito bom ,mas seria bom se a cor fosse mais clara daria pra visualizar melhor luciane

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Alimente o nosso Mascote clicando no "More"

“Ganhei esses selinhos de amigos blogueiros especiais que me presentearam. Para conhecer o blog de cada um é só clicar nos selinhos.”

GANHEI MAIS ESTE SELINHO


Fiquei muito feliz por te ganhado este selinho do blog ENSINO BÍBLICO INFANTIL. Amei!!!!

http://www.ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com/


Ganhei da Amiga blogueira Marcela





Ganhei da minha querida amiga Patrícia

Conheça o abençoado Blog da querida irmã Neide

Ganhei da minha amiga blogueira Anninha .Amei!!!




Ganhei da minha amada amiga Nany.Obrigada!!!

Ganhei este selinho da minha amada amigaTia Cris e Tia Idalete. Obrigada!!!

http://ebdtiacris.blogspot.com/

Ganhei da minha querida amiga Tamara.Obrigada!

http://investindonascriancas.blogspot.com/

Ganhei da minha amada irmã Renata Duarte

http://www.euevangelizocriancas.blogspot.com/

Ganhei da Amiga Cris obrigada amei!!

Ganhei da amiga Adriana lindooo obrigada amada!

http://ferreiradri36.blogspot.com/