
Vejamos o que Myer Pearlman diz acerca do papel do eficiente professor:
“…Você, professor, tem de relacionar constantemente as partes das Escrituras – comparando as histórias com as doutrinas, as profecias com seu cumprimento, os livros com os livros, o Antigo Testamento com o Novo Testamento, os tipos com os arquétipos (modelos, anotação nossa), para que o aluno aprenda que a Bíblia não é uma coleção de textos e de fatos separados, estanques, mas uma unidade viva, cujas partes estão relacionadas vitalmente umas com as outras, como os membros do corpo humano. Vimos depois que o professor precisa aplicar continuamente a lição à vida individual, e à coletiva, para que o aluno fique sabendo que todo ensino bíblico está relacionado com os fatos de sua vida. Nenhum ensino bíblico é teórico, sem aplicação prática.”
COMO TER UMA AULA MAIS DINÂMICA!
Decida um formato.
É necesário ter um pouco de rotina: ajuda as crianças a se sentirem à vontade e anteciparem o que vem depois. Mas, você não precisa ser rígido, nem fazer exatamente a mesma coisa todas as aulas. Varie as brincadeiras, músicas, tenha datas especiais com uma estrutura de atividades completamente diferente.
Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:
Cumprimentos: diga "Bom Dia! Olá! Como vai?". Cumprimente cada criança pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.
Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente', para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita".
Ou você pode ter um quadro onde cada um cola um adesivo ao chegar.
Música: intercale cantos conhecidos com outros novos (se você só usa cantos novos, as crianças se sentem frustradas; se você só usa os mesmos, fica cansativo. Intercalar cantos que conhecidos com um ou dois novos, é mais interativo).
Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.
Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa... Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)
Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que você aprensentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.
Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade às crianças para que recontem a história nas suas próprias palavras ou de que respondam ao tema com expressão artística. Veja mais sobre isso nas Dicas "Como lidar com atividades artísticas" ou nos Trabalhos Manuais.
Encerramento: com oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e às atividades que você preparou como às crianças.
Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.
Varie!
Fonte:https://escoladominical.net/
O PROFESSOR - Evangelista de Criança
- Necessidade Básica - experiência clara de salvação e certeza da salvação.
- Características de um Bom Professor:
a. Dedicado e chamado por Deus.
b. Ama e compreende as crianças.
c. Tem visão da necessidade de ganhar as crianças para Cristo.
d. Tem senso de responsabilidade: não falta, é pontual.
e. Separa tempo para a preparação de sua aula.
f. Vive uma vida Cristocêntrica.
g. Dá bom exemplo em sua vida diária.
h. Depende da oração, do Espírito e da Palavra de Deus.
i. Não desanima facilmente.
j. Está pronto a ouvir as sugestões e idéias de outros.
l. Espera resultados na vida de seus alunos.
COMO LEVAR UMA CRIANÇA A CRISTO
Métodos:
Deve ser falado sobre o Plano de Salvação a toda criança que não recebeu a Jesus ainda. Mesmo depois da conversão a criança deve estar sempre ouvindo sobre o Plano de Salvação (de preferência que em todo estudo se introduza alguns deles, ou todos se for possível).
Mensagem do Plano de Salvação:
1- Deus é Criador, Santo, Justo e Amor. Jo 3:16
2- Jesus, o único e perfeito Filho de Deus. Rm 5:8
3- Todos somos pecadores. Rm 3:23
4- Jesus morreu em nosso lugar, derramando seu sangue por nós. 1Co 15:3
5- O Salvador ressurreto e exaltado.1Co 15:4
6- A salvação é um presente que precisa ser recebido. Rm 6:23
Pode ser mostrado como abaixo ou também como o Espírito Santo te tocar:
_ Há cinco degraus que nos conduzem à salvação. É necessário subí-los se quisermos
ser salvos:
1- Sou pecador.
2- Deus me ama.
3- Cristo morreu por mim.
4- Eu aceito Jesus como meu Salvador.
5- Tenho a vida eterna.
1- Sou pecador- Rom.3:23 "Todos pecaram e carecem da glória de Deus."
2- Deus me ama- Jo 3:16 "Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna“.
3- Cristo morreu por mim-1Co 15:3 "Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou..."
4-Eu aceito Jesus- Jo 1:12 "A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome."
5- Tenho a vida eterna- Jo 11:25 "Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."
O CONVITE PARA A SALVAÇÃO
Chamado também de apelo, consiste em se dar oportunidade a criança de se apropriar do Presente da Salvação (ítem 5 acima). O Espírito Santo age na vida da criança, operando o novo nascimento. O convite para a criança receber o Salvador, seguido de uma ação visível, é o elo para se identificar àquela que está interessada e precisa de ajuda. Não deve ser algo que emocione, assuste, pressione ou persuada a criança.
O apelo possui algumas características que devem ser observadas:
- Deve ser claro, curto, pessoal, bíblico e positivo. Deve ser compreensível à criança e coerente com o fato da história e os demais pontos da Mensagem da Salvação.
- Deve ser num ambiente em que esteja tudo calmo e organizado, para que não haja interrupções.
- Deve haver uma manifestação visível por parte da criança, com gesto ou palavra.
LIÇÃO BÍBLICA
A Lição Bíblica é o conjunto de fatos bíblicos aplicados à vida do aluno, ensinamentos que motivem à mudança de comportamento.
Cada aluno tem uma necessidade específica e a lição bíblica deve oferecer ensinamentos espirituais que o atinjam individualmente. Por isso, o conteúdo da lição deve atingir os dois tipos de alunos que freqüentam a classe: os salvos e os não-salvos.
LEIS QUE REGEM O ENSINO
1- Lei do Desenvolvimento - é a ordem lógica no aprendizado, quando há tempo para tudo. Por ex: um bebê recebe leite, papinha e sucos, para depois chegar à comida sólida;
a criança precisa conhecer os números, aprender a somar para dominar depois a multiplicação. Assim também na vida cristã, é preciso aprender primeiro a Mensagem da Salvação, levando a criança a receber o Salvador, para depois dar-lhe a segurança e encaminhá-la no andar com Cristo.
2- Lei do Exercício -é aprender fazendo; colocar em prática o ensino, sempre que possível. Por ex: se na aula foi mencionado o ensino sobre a oração, planeje um tempo extra para as crianças se reunirem para orações específicas.
3- Lei do Efeito -é a satisfação em aprender; o ensino apresentado de forma agradável que proporciona prazer em repetí-lo. Por ex: se a lição proporcionou o desafio de falar de Cristo para um coleguinha e a criança ao fazê-lo foi ridicularizada, cabe ao professor evitar o desânimo, elogiando seu esforço e estimulando-a a tentar novamente.
A lição bíblica deve conter verdades que levem o aluno não salvo a conhecer o Salvador e orientem também o salvo, na vida cristã.
PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
Para uma boa preparação da lição devemos separar tempo para estudá-la e orarmos por nós mesmos. Orar para que o Espírito Santo nos torne sensíveis aos ensinamentos contidos na lição a ser estudada. E se for uma passagem já conhecida, que Ele a renove para nós. Lembre-se de que Ele é o Autor do Livro e conhece nossas necessidades bem como as de nossos alunos.
Devemos preparar toda a lição a ser apresentada, assim como materiais que utilizaremos.
Ex.: flanelógrafo, cartazes com cenários para a lição, cadernos ilustrados, etc.
Orar por você, pela lição em si e pelos seus alunos.