Dia dos Pais

Tal como o conceito de família é dinâmico e está em mudança desde que foi definido, o papel do pai tem vindo a mudar com os anos. Se já se passou pela fase em que os filhos eram propriedade do pai (com as mães quase sem direitos), passamos também a fase em que o pai é apenas o suporte financeiro da família, já que muitas das mulheres trabalham (para dividir as despesas da família, para gratificação pessoal ou por qualquer outra razão). Ao seu papel de autoridade é agora adicionado o de «fornecedor de carinho», sendo que participam na vida das crianças cada vez mais, brincam com elas, actuam na sua educação e formação.
O papel do pai é muito importante no desenvolvimento das suas crianças: não só complementa como reforça o modelo dado pela mãe, no qual os dois assumem os papéis de autoridade (impõe regras e punições) e dos afectos (carinhos e recompensas). As brincadeiras são mais activas, ajudando a criança a explorar o mundo e a relacionar-se com os outros. Definindo em conjunto como querem educar os seus filhos, os pais reforçam os seus laços enquanto casal e dão aos seus filhos um modelo um crescimento saudável e harmonioso. A relação do pai com a criança é fundamental. Arranje tempo para estarem juntos; embora possa ser difícil conjugar rotinas e horários, é recompensador.
- Participe na vida da criança: dê biberão, troque fraldas, dê comida, ajude a fazer os trabalhos de casa, … não se sinta posto de parte nem se deixe ficar à parte.
- Esteja presente: saiba quem são os melhores amigos dos seus filhos, como se chamam os seus professores, a que horas são as suas actividades, … o pai não é só para resolver problemas e arranjar soluções. As conversas correm mais facilmente quanto mais se souber sobre a vida dos nossos filhos.
- Balanço positivo: aumento de tempo na vida familiar implica menos tempo na vida profissional, o que nem sempre é fácil; provavelmente vai ter de experimentar várias maneiras antes de conseguir conciliar horários.
- Não se afaste: mesmo quando a vida do casal não corre bem e independente das razões que possam levar à separação, a criança precisa de ambos. O tempo que passa com os filhos deve proporcionar a ambos momentos agradáveis mas também deve ser dedicado a tarefas que não agradam às crianças (como os trabalhos de casa, ou arrumar os brinquedos/quarto).
Sugestões de trabalhinhos e lembrançinhas
Dia dos Pais
Dia dos Pais







Ganhei esta lembrançinha da minha amada amiga e irmã em Cristo Elilde obrigada amada amei!!!





